O Azul do Alentejo é um restaurante português com uma carinha bem caseira e que faz a gente se sentir como se estive mesmo em Portugal. No último dia do Restaurant Week, aproveitei pra ir almoçar lá.
O último dia do SPRW foi no domingo passado, então chegamos cedo lá pra evitar pegar muita fila e almoçar rápido. Junto comigo, estavam meu noivo e a família dele.
Como eu disse há pouco, o restaurante tem uma cara bem caseira, o que torna-o super fofinho. Eu nunca fui à Portugal, mas eu vi muita semelhança na decoração do Azul do Alentejo com todas as imagens e filmes que já vi de lá… o que me deu uma ótima impressão!
Antes de falar da comida, preciso dizer que além do ambiente ser uma gracinha, as louças também eram muito fofas… e me lembraram muito Portugal. Vocês verão esses pequenos detalhes nas fotos a seguir.
Agora sim, vamos ao menu do SPRW:
Entrada:
– Bolinho de bacalhau
– Sardinha Escabeche
Prato Principal:
– Bacalhau à Bráz com batata portuguesa, ovos e arroz de cenoura
– Lombinho de porco ao molho de vinho do Porto, acompanhado de purê da maçã e arroz com castanha
Sobremesa:
– Pastel de Belém
– Toucinho do Céu
Como estávamos em 5 pessoas, deu pra experimentar um pouquinho de tudo, pois cada um pediu uma coisa.
De entrada, eu escolhi o Bolinho de bacalhau.
Olha gente… eu amoooo bolinhos de bacalhau, é um dos meus petiscos favoritos!
Este aqui não estava ruim, mas não foi o melhor que eu já comi… estava gostoso, mas ele deu a impressão que tinha mais batata do que bacalhau em si. Aliás, essa impressão foi unânime na mesa. Agora, o sabor fica mais gostoso quando acrescentamos uma pimentinha Tabasco.
A outra entrada se tratava da Sardinha Escabeche.
Olha, eu não sou a maior fã de sardinha, mas essa aqui estava gostosa. Achei ela bem temperada, com um azeite que enriqueceu o sabor e gostei também do tomate, das ervas e da cebola.
O ponto negativo dessa sardinha foram os espinhos. Eu acho que eles deviam fazer o peixe de uma forma que ficasse sem espinhos. Maaas, no geral, a entrada estava gostosa.
De prato principal, minha escolha foi pelo Lombinho de porco ao molho de vinho do Porto, acompanhado de purê da maçã e arroz com castanha.
Olha gente… achei o prato médio. O lombinho em si estava gostoso e o molho também era bom.
Agora, o purê de maçã estava muito mais doce do que deveria ser e o arroz com castanha era muito sem graça, não tinha gosto de nada… faltou tempero.
O outro prato foi o mais pedido da mesa, o Bacalhau à Bráz com batata portuguesa, ovos e arroz de cenoura.
Este prato era beeeem melhor do que o meu. O sabor do bacalhau estava correto, um pouco seco, mas correto.
As batatas estavam sulentas e a combinação com as azeitonas pretas e o arroz de cenoura ficou bem gostosa.
Colocando bastante azeite, ficava ainda melhor. Não foi o melhor bacalhau que eu comi na vida, mas estava bom.
De sobremesa, comi primeiro o Toucinho do Céu.
Pra quem não sabe, o toucinho do céu é uma sobremesa que consiste numa espécie de bolo feito com açúcar em ponto de pérola ao qual se adicionam amêndoas moídas e uma grande porção de gemas de ovos. As receitas são diferentes de restaurante para restaurante.
No Azul do Alentejo, eles colocaram uma calda de figo por cima do bolo. Ficou uma sobremesa razoável… não gostei, mas também não odiei. Ficou na média.
Já com o Pastel de Belém foi diferente.
O sabor do pastel de Belém estava muito mais gostoso do que o do toucinho do céu. A massa estava correta e a sobremesa não estava muito doce, como tem que ser.
A avó do meu noivo foi a única que pediu uma sobremesa diferente… ela viu o cardápio normal da casa e pediu a Pêra bêbada com calda de chocolate.
Visualmente, essa sobremesa é linda! Mas e no sabor?
Olha, eu nunca tinha comido uma pêra feita dessa forma na minha vida. Mas, até que gostei viu… valeu a pena conhecer!
No geral, foi um almoço apenas na média. O Azul do Alentejo não é ruim, mas não sei se vale a pena sair de casa, pegar o carro e enfrentar o trânsito da cidade pra ir comer lá.
O que eu digo é o seguinte… se você for morador ali da Vila Mariana ou daquela região e conseguir ir a pé lá, vale a pena ir conhecer. Digo isso, pois pra mim está mais para um restaurante de bairro do que um restaurante gourmet.
O Azul do Alentejo fica na R. Áurea, 333.
E assim acaba mais uma temporada do SPRW.
Que venha a próxima! #lelegordinha
Beijinhos,