3 Dicas para Você Escolher um Tapete

3 Dicas para Você Escolher um Tapete

Agora que estou mudando, alguns itens de decoração são essenciais para deixar nosso lar mais aconchegante e estiloso. E hoje, vou trazer uma super dica de como usar os tapetes para que nossa casa fique ainda mais gostosa.

3 dicas para você escolher um tapete decoração casa (4)

Como estou super interessada no assunto, fiz uma parceria com o Matheus Bertoluci que entende tudo do assunto e vai dar toques mara pra gente.

O primeiro post dele é justamente trazendo 3 dicas incríveis pra acertarmos em cheio na hora de escolher um tapete. Olha só o que o Matheus escreveu:

 

Um bom tapete te impede de pisar num chão frio e duro, esquenta os pés em dias gelados, serve de base para os bebês engatinharem e ainda pode ser um excelente local de prática de yôga.

As funções de uma tapeçaria são numerosas, servindo até para um cochilo, quando confortáveis, ou para um piquenique na sala.

3 dicas para você escolher um tapete decoração casa

Contudo, na hora de escolher um bom modelo de tapete é preciso levar em conta algumas precauções, entre elas, a possibilidade de alergias.

Tem gente que não se dá tão bem com o pó que alguns tipos acumulam ou mesmo com a tinta/tecido da peça. Por isso, nós fizemos uma lista com várias dicas para você levar em consideração na hora de escolher a sua tapeçaria. Vamos a elas!

3 dicas para você escolher um tapete decoração casa (1)
 

1. Combinação com o ambiente

Nossa primeira dica tem a ver com a decoração do ambiente onde o tapete será colocado. Quando você for decidir, leve sempre em consideração o jogo de cores do cômodo onde irá colocá-lo.

Não é só porque ele vai ficar ali no chão, escondido sob os móveis, que você deve negligenciá-lo nos quesitos estilo, cor e tom. Por exemplo, na hora de avaliar esses pontos, você pode escolher um tapete que seja da mesma cor das paredes, mas que tenha um tom diferenciado para ele aparecer um pouco.

Para dar maior destaque, a dica é usar uma cor contrastante com os móveis. Se o sofá for marrom escuro, um tapete claro é ideal. Se o sofá for bege, aí um tapete preto ou castanho escuro cai bem.

Se for usar um jogo de tapetes, observe a tonalidade deles e tente mantê-los parecidos. Dá pra usar a combinação por contraste entre eles, porém lembre-se que uma ou mais dessas peças poderá ficar num tom parecido ao dos móveis e, consequentemente, sumir na hora de combinar com eles. Exemplo: se um tapete for branco e o outro marrom escuro, esse marrom pode não se destacar tanto junto a móveis pretos. Nesse caso, ele deverá ficar mais afastado.

Se as peças forem estampadas, que sejam iguais ou semelhantes. Não vá querer diferenciar muito as estampas umas das outras para não parecer exagerado e cafona. Lembre-se sempre da decoração do apartamento, casa ou cômodo. O tapete faz parte de um conjunto, onde cada peça colabora para a decoração. Por isso, deve haver harmonia entre elas.

3 dicas para você escolher um tapete decoração casa (2)

 

2. Tamanho e formato

O tamanho do tapete varia de poucos centímetros até cobrir quase todo um cômodo. Se você tem um piso bonito, lembre-se que ele poderá combinar com o tapete. Nesse caso, deixar uma boa parte dele à mostra é importante.

Então, compre um tapete menor que possa ficar preso de modo firme sob os móveis (com suas extremidades pressionadas). Desse modo, ele não fica saindo do lugar toda hora, evitando que as pessoas escorreguem quando ao pisar sobre ele.

Se for colocá-lo embaixo da mesa onde se faz as refeições, ele deve ser amplo o suficiente para que a cadeira ainda permaneça sobre ele ao ser puxada. Isso evita que o pé da cadeira se prenda nas extremidades ou que a cadeira fique desnivelada ao se sentar nela.

3 dicas para você escolher um tapete decoração casa (3)

 

3. Segurança e saúde

Como já foi mencionado, há alguns cuidados que você deve ter na hora de escolher o seu tapete. Primeiro, temos a questão alérgica, especialmente se você tiver crianças pequenas em casa. Por isso, sempre veja os tecidos de modelos antialérgicos.

Em segundo lugar, temos os tipos de tapetes que deslizam facilmente sobre o chão. Tente escolher um tecido que provoque mais atrito para evitar escorregões ao se pisar sobre ele. Agora, se o piso for muito liso, o jeito é prender bem as extremidades do tapete ou usar algum produto químico em sua superfície que o deixe antiderrapante.

 

É isso amores… muito legais as dicas do Matheus né?! Assim que eu comprar meu tapete pra sala, eu mostro no meu Snapchat lele_gianetti.

Fiquem ligadas lá nos meus snaps!

Beijinhos,

Comentários

comentários