Vocês devem estar achando estranho que pulei do dia 13 para o dia 15 no meu diário de viagem. Mas não foi nenhum erro de digitação. Acontece que pulei o 14º dia de propósito, pois ele foi inteiramente dedicado ao outlet Gilroy Premium. Depois de fazer muitas comprinhas, o diário de viagem volta normalmente com o 15º dia! #lelecompulsiva
No 15º dia de viagem a primeira coisa que fizemos foi devolver o carro alugado. San Francisco é uma cidade com excelente transporte coletivo (chamado de Muni), tendo várias linhas de ônibus, metro, trem e os clássicos Cable Cars.
É tudo super bem sinalizado e os mapas do transporte coletivo são muito práticos e bem fáceis de enteder.
Fora isso, é bem difícil (e caro) estacionar o carro no centro (onde era nosso hotel) e também nos principais pontos turísticos.
Após devolver o carro, resolvemos andar a pé pela região próxima do nosso hotel, em Union Square. Andamos boa parte da Market Street e também da Mission Street. Era um domingo e o centro estava bem vazio, mas devo dizer que num dia útil normal a região ali lembra muito Nova York.
É uma bagunça enorme, cheio de gente andando na rua, muitos mendigos (muitos mesmo!!), um trânsito meio caótico, avenida com prédios altos… bem a cara da correria das grandes cidades.
Eu que adoro esse clima de cidade grande, adorei o centro de San Francisco! Em Market st., por exemplo, você encontra de tudo… farmácias, mercados, lojas, restaurantes, shoppings, etc.
Outro ponto que preciso destacar são os mendigos. Gente… chega a impressionar o número de mendigos na rua, especialmente ali no centro de SF. No início eu fiquei muito preocupada, mas eu tinha lido nos guias que eles não causavam problema. E, depois de passar alguns dias lá, vi que realmente eles são bem tranquilos. Não há do que ter medo.
Ahh… faltou dizer que durante essa caminhada, o tempo começou a abrir depois de amanhecer totalmente nublado. O sol foi saindo aos poucos e alguns minutos depois o dia ficou totalmente aberto e permaneceu assim até anoitecer! Ainda bem que os meus guias foram contrariados (lembram que eu mencionei essa questão do tempo fechado no post anterior?).
Depois de andar pelo centro, pegamos um trem para ir até o Levi’s Stadium assistir à um jogo do San Francisco 49ers, o time de futebol americano da cidade. O estádio fica em Santa Clara, e é longe… levou pouco mais de 1 hora para chegarmos lá e assistir o jogo do 49ers x San Diego Chargers.
Eu já havia assistido jogos de basquete da NBA, mas foi a primeira vez que assisti à um jogo da NFL. Gente, é super legal!! Confesso que não entendo muito as regras, mas o espetáculo, a organização e a torcida são um show! Aliás, eles são super fanáticos lá em SF!!
Adorei o jogo, o show… mas meu time do coração ainda é o New England Patriots! hihihi #gopatriots
Depois dessa experiência super legal, voltamos à SF e andamos mais um pouco pelas proximidades da Market St.
Aí partimos para o Golden Gate Park onde pegamos o pôr do sol e andamos um pouco. Como a luz do dia já estava bem baixa, não conseguimos ver muita coisa lá… mas fiquei com uma ótima impressão do pouco que vi. Tudo tão bonito… eu amo parques! 😀
Andamos no lado do parque que fica próximo ao bairro de Haight-Ashbury.
Mas antes de falar do bairro, vale frisar que comemos um lanche, uma salada e um doce no Whole Foods. Eu comi um sanduíche natural e um cupcake delicioso, de chocolate totalmente natural!! Já meu noivo pediu uma saladinha de maionese só com ingredientes orgânicos. Estava tudo uma delícia!
O Whole Foods é mais um clássico dos EUA, mas com um foco diferente dos american bars tradicionais ou redes de fast food. É um mercado totalmente focado nos alimentos saudáveis e com muita coisa orgânica. Eu o conheci através da minha sogra e sou apaixonada. Pena que eles não tem nenhuma loja no Brasil. Toda vez que vou aos EUA, preciso parar para comer ou comprar alguma coisa no Whole Foods! 😛
Bom, após comer um lanchinho, finalmente fomos andar por Haight-Ashbury. Andamos na Haight st. até chegar no cruzamento clássico com a Ashbury st.
É o ponto mais famoso do bairro e mais um lugar obrigatório para se conhecer em San Francisco. Ali é uma região que foi muito importante para difundir a cultura hippie na década de 60.
Hoje o bairro é conhecido por ainda ter essa filosofia hippie muito forte, o que se retrata na arquitetura colorida, antiquários inusitados e vários bares e restaurantes. É super legal andar lá e ver um local tão diferente dentro de San Francisco.
O engraçado é que 2 vezes me ofereceram maconha no meio da rua… 😮
Foi uma pena que já estava a noite e ficou difícil para tirar fotos da rua e das casas para vocês verem a arquitetura. Peguei essas aqui da internet pra vocês verem como é o bairro. Uma graça!
É isso gente… fiquem ligados nos próximos posts.
Beijinhos,