Seguindo com o Desafio Lelê Fitness que a Cia Athletica montou pra mim, hoje mostrarei a minha avaliação nutricional, meus resultados e a minha dieta! É um dos meus posts favoritos!
Eu sempre procurei comer coisas saudáveis, orgânicas, sem lactose e sem glúten. Durante a semana, sempre evitei comer doces e snacks… mas mesmo assim, não estava satisfeita com o meu corpo. Tudo bem que aos fins de semana a #lelegordinha saía pra comer bastante…
Enfim, após ver os resultados da avaliação física que fiz com a Fernanda, o próximo passo que a Cia Athletica passou para mim era fazer a avaliação nutricional, para equilibrar minha dieta de acordo com meu treino e os resultados desejados.
Passei a consulta com a Karol, que é uma super fofa!! Aliás, ninguém melhor do que ela pra me ajudar a contar como foi a consulta.
A Karol é nutricionista funcional clínica e esportiva (CRN 17553), também conhecida como Dra. Karoline Pereira Silva. Olha só o que ela falou:
A primeira consulta nutricional da Lelê teve duração de 1 hora, onde foi feita uma anamnese completa a fim de saber:
1- Os hábitos sociais e de saúde (quantas horas de sono, se tem um sono revigorante ou não, se é fumante, se ingere bebida alcoólica)
2- A rotina de treino (quantas vezes por semana pratica atividade física, tipo de atividade, qual a duração do treino, qual a intensidade do treino e horário da atividade)
3- Solicitação de exames de sangue completo
4- Perguntas se existem alguns sinais e sintomas importantes como: dores de cabeça, enjoo, tontura, gastrite, úlcera, azia, aftas com frequência, tpm, ovário policístico, síndrome do pânico, depressão, ansiedade ou toc (transtorno obsessivo compulsivo). Além de colesterol, pressão alta, diabetes, hipo ou hipertireoidismo entre outros.
5- Se fez alguma cirurgia no último ano, se tem alergia de algum alimento ou medicamento, e se faz uso de algum medicamento de uso continuo ou suplemento.
6- Hábitos alimentares: Como está o apetite, mais para doce ou salgado, horário de maior apetite, o que come quando come fora. Quantos litros de água toma ao dia.
7- Hábitos gastrointestinais: Se tem dor no abdômen, gases, quantas vezes vai ao banheiro, qual a consistência das fezes.
8- Recordatório alimentar onde Lelê relata o que consome da hora que acorda até a hora que vai deitar. Alimentos, forma de preparo, quantidades e etc.
Depois de todos os dados coletados é feita a medição: peso, altura, circunferências, porcentagem de gordura, água e massa muscular.
Com todos os dados em mãos e resultado de exames de sangue é elaborado um plano alimentar de adaptação de 30 dias com lista de compras. O foco principal é a desintoxicação. (Para ver o plano alimentar completo numa definição melhor, clique aqui).
Após os 30 dias, a Lelê deve retornar para uma nova medição e elaboração de um novo plano alimentar. Esse acompanhamento é feito mês a mês, assim como a mudança de treino.
Conforme o tratamento avança, a estratégia também será alterarada, sendo que o foco passará a ser perda de peso, perda de gordura, ganho de massa e definição.
A Nutrição Funcional, para quem não conhece, é um tratamento completo onde o importante é o bem estar geral do paciente e não só o foco na perda de peso ou ganho de massa.
O foco na dieta não é só redução de calorias para perda de peso, mas sim analisar os pontos externos e internos que bloqueiam essa perda de peso, seja uma alimentação errada, exercícios errados, poucas horas de sono, consumo de medicamentos que impedem a perda de peso, uso de suplementos errados e consumo de alimentos falso saudáveis que a mídia vende como integrais, mas que na verdade não são.
No caso da Lelê, diminuímos o consumo de glúten e lactose, temperos artificiais e produtos industrializados a fim de desintoxicar o organismo e reconstruir a flora intestinal.
Para o tratamento da flora intestinal foi prescrito o uso de lactobacilos e glutamina manipulados na dose certa para o organismo dela.
Na Nutrição Funcional, fazemos assim: primeiros limpamos e arrumamos a casa, para assim o organismo metabolizar e absorver todos os nutrientes da dieta.
O organismo bem nutrido e com todo o aporte de vitaminas e minerais, funciona corretamente. Desintoxicando, desinchando e emagrecendo.
Demos prioridade para alimentos orgânicos, integrais, sem glúten e sem lactose.
A dieta não deve ser uma coisa estressante como vemos por aí. Uma alimentação saudável deve ser para a vida inteira.
Lelê foi orientada sobre o que comer quando estiver em almoço de família, quando sair para ir a algum restaurante e quando estiver com vontade de comer alguma coisa fora da dieta.
Dieta não é aquilo que vemos por aí: você não pode comer isso. E sim: você pode comer, desde que escolha o certo.
Está com vontade de comer um chocolate? Por exemplo, no caso da dieta da Lelê, procure um chocolate que se enquadre à sua dieta: orgânico, sem lactose, sem glúten e sem gordura.
A maioria das pessoas dizem que alimentos saudáveis são sem gosto… Não, não, não! Temos muiiiiiiitas marcas aborosas hoje em dia e que podem ser incluídas na dieta sem afetar o tratamento.
Esse é um resumo do acompanhamento da Lelê, lembrando que cada caso é um caso.
Procure um Nutricionista para te orientar quanto à sua dieta e uso de suplementos, juntamente com um profissional de educação física para adequar o seu treino.
O corpo é uma máquina perfeita e, adequando esses dois pontos, com certeza você atingirá os resultados tão sonhados.
E aí, o que acharam meninas? O mais legal é que a Karol também ama treinar… Aliás, sigam ela no Instagram @karolnutrifitness.
Esse é só o primeiro post com a Karol aqui no blog. Ela estará presente novamente para mostrar pra vocês minha evolução, além do meus próximos planos alimentares!
E melhor, fechamos uma super parceria e a Karol, ou melhor, Dra. Karoline, também será colunista aqui do IY, dando dicas de nutrição funcional e esportiva! Demais né?!
No próximo post da série Desafio Lelê Fitness, eu mostrarei o meu treino pra vocês que o Viny montou pra mim.
Aguardem amores!!
Beijinhos,