Agora que o inverno acabou, o frio vai indo embora e é hora de guardar os nossos casacos. Então, vou dar algumas dicas para guardarmos eles da forma correta e também para conservá-los da melhor maneira possível.
Apesar do tempo andar meio doido nos últimos meses (pelo menos aqui em São Paulo), a tendência é que o calor volte com tudo nesta primavera / verão. E aí, os nossos casacos voltarão para o armário.
Mas, é importante saber a forma correta de guardarmos eles para garantir a conservação das peças. Afinal, quem não quer que a vida útil dos nossos coats seja mais longa possível?
Para começar, é importante reforçar que não podemos guardar um casaco molhado em hipótese alguma.
Caso você pegue chuva ou algo do tipo, deixe seu casaco secar em temperatura ambiente. Não coloque-o perto de nenhuma fonte de calor e nunca, NUNCA mesmo, guarde-o com vestígios de umidade.
Isto posto, vamos falar sobre o armazenamento. Escolha um local com pouca luz (e totalmente fora do alcance da luz solar), arejado e sem umidade para guardar seu casaco.
Um erro comum é cobri-lo com saco plástico… fuja disso! O correto é usar uma capa de tecido escuro e pendurá-lo em um cabide de tamanho apropriado com base de sustentação suficiente para não deformar os ombros.
Se for possível, periodicamente, manuseie os casacos e acomode-os em outra posição para não marcar e viciar os pelos / tecido.
Eu sei que dá um pouco de trabalho, mas se você tem um casaco bom (confortável e quentinho), o trabalho vale a pena. Isto pois, um armazenamento incorreto pode gerar danos como cheiro desagradável, mofo, traças, descoloração das peles, ressecamento do couro, entre outros.
Caso você note algum problema na sua peça, o ideal é contratar algum profissional / empresa especializada para que ele faça uma revisão.
Geralmente, eles verificam as costuras, aviamentos e acabamentos e escovam a pele ou tecido com aspiração.
Enfim amores, espero que as dicas ajudem vocês à conservar aquele casaco tão quentinho e que você tanto gosta.
Beijinhos,