Vocês sabiam que, assim como nós, os animais também precisam de um cuidado especial com os dentes e que 80% dos cães e gatos adultos possuem doença periodontal?
Assim como a Lelê, que é dentista (de humanos!), existem veterinários que se especializaram na odontologia canina e felina.
Cães e gatos também possuem doenças na boca e, além do mau hálito, podem sofrer com a formação de placas bacterianas, gengivites, tratamento de canal (endodontia) e até com tratamento ortodôntico. Isto sem falar nas doenças mais graves que necessitam de cirurgias como defeitos no palato (céu da boca), fraturas de mandíbula e problemas de ATM.
Mas e aí? Com o que a gente precisa se preocupar? Para saber se o seu cão ou gato possui algum problema mais grave, o ideal é levá-lo ao seu médico veterinário para uma avaliação. Caso haja necessidade, o mesmo o encaminhará para um odontologista veterinário.
Para prevenir problemas, o ideal é realizar sempre a escovação dentária no seu amiguinho, desde o começo da vida dele junto à você!
Eles podem dar um pouco de trabalho no começo, se jogar no chão, virar de um lado para o outro, mas o importante é nunca desistir e sempre fazer a escovação virar uma brincadeira!
Dessa forma, conseguimos sempre estar em contato com a boca deles para olhar se está tudo bem e também evitar com que eles tenham que fazer a “limpeza de tártaro” com frequência.
É importante dizer que existem pastas de dentes específicas para cães. Já que eles vão acabar engolindo, não podemos usar pastas de dente que possuem flúor, ou seja, cremes dentais humanos nem pensar!
O flúor contido no nas pastas de dente para humanos é cumulativo no organismo e, em grandes quantidades, se torna tóxico para o animal, provocando desde gastrite até doenças graves, como o câncer ósseo.
Existem diversos cremes dentais específicos para o mercado pet que variam bastante desde os mais baratinhos (R$ 10) que possuem sabores artificiais de bacon, menta, tutti-frutti e frango, ideais para as primeiras escovações e para filhotinhos (como essas pastas possuem um sabor agradável, o seu amigo não vai achar tão ruim assim), até as pastas enzimáticas que são mais caras (R$ 80) e que possuem enzimas que auxiliam na digestão das sobras dos alimentos, oferecendo assim um melhor resultado!
Então, depois que seu amigo já permitir que você realize a escovação, sempre recomendamos investir um pouquinho mais e comprar essas pastas enzimáticas.
A escova de dente também é um pouco diferente da dos humanos. Existem escovas com cerdas macias e tamanhos apropriados, além das “dedeiras” que também podem ser utilizadas e, dependendo do tamanho da boca do seu cão, facilita a escovação.
O ideal é escovar os dentes do pet diariamente, mas se não for possível, uma vez por semana é melhor do que nada, não é mesmo?! Durante o banho do seu amiguinho, os profissionais do banho e tosa podem fazer esse trabalho por você. É só pedir! 😀
Existem também alguns petiscos e ossos que ajudam na prevenção do tártaro. Todos aqueles que vêm escrito “dental” acabam ajudando de alguma forma.
Vocês vão reparar que, normalmente, esses petiscos possuem formatos diferenciados e algumas ranhuras. Tudo isso é para promover uma ação mecânica nos dentes e fazer com que o tártaro seja removido mais facilmente. Mas saibam que nada disso substitui a escovação, ok?!
Se seu cão já tem mais idade e possui essa formação bacteriana, nada impede de começar a cuidar dos dentes dele agora! Porém, uma limpeza de tártaro sempre é bem vinda!
Na verdade, seu dog é candidato à realizar essa limpeza caso apresente inflamação, sangramento de gengiva, presença de tártaro, mobilidade dos dentes e salivação excessiva. O mau hálito é um grande indicativo de que algo não vai bem com a saúde oral do seu pet.
Então, vamos todos cuidar mais da higiene bucal dos nossos amiguinhos? Qualquer dúvida, me avisem ou deixem aqui nos comentários!
Beijos,
Ana Elisa Sulzer
Instagram: @anasulzer
Site: dogstorepet.com.br