Desde muito pequena eu aprendi uma coisa, que através de trabalho, esforço e determinação, podemos alcançar qualquer objetivo. E por isso eu criei o IY, pois acredito na busca dos nossos sonhos.
Hoje eu ainda não vivo apenas deste sonho, mas sei que estou no caminho certo. E o que me deu condições, desde sempre, para correr atrás de meus maiores objetivos foi minha querida profissão: a Odontologia.
É muito bom poder trabalhar e ainda fazer o bem para alguém… nisso baseia-se o amor pelo meu trabalho. Eu estudei na Universidade de Mogi das Cruzes e terminei a faculdade em dezembro de 2007 (entrei bem novinha, tinha 16 para 17 anos).
Olha só no dia da minha colação de grau, quando finalmente me tornei a Dra. Alessandra Fridrich Gianetti!
Se quiserem conhecer um pouco mais sobre o meu perfil, vejam AQUI.
Em 2008 prestei um processo seletivo e passei. #yes
Desde fevereiro de 2009, trabalho em uma unidade básica de saúde na periferia da zona leste de São Paulo. Lá, eu tenho a oportunidade de conviver com o lado mais carente da sociedade e do ser humano, uma dura realidade que poucos tem a oportunidade de ver de perto. É muito diferente de ver na tv, jornal ou revista.
Tenho um trabalho com uma equipe multidisciplinar (médicos, fisioterapeutas, enfermeiras, etc), atendo consultas e urgências, faço visitas às casas da região, procedimentos coletivos em escolas e creches, participo de reuniões, enfim… é super corrido.
Mas eu vou contar uma coisa pra vocês… como meu trabalho é gratificante!! Saber que eu dou o meu melhor em prol de fazer a diferença na vida de algumas pessoas super humildes e que não tem muitas oportunidades na vida…. não tem preço!
Não estou dizendo que meu trabalho não tem defeitos… tem sim. Porém, o lado bom supera todos os possíveis aborrecimentos e afins.
Além disso, posso dizer que lá pratico diariamente um exercício de reflexão e de aprendizado, vendo uma realidade tão contrastante e observando como a vida pode ser dura.
Eu cresci como pessoa trabalhando lá… passei por tantas situações. Sabe aquela coisa de “consciência social” do filme Tropa de Elite? Às vezes dá medo. E o dia-a-dia é uma constante lição de jogo de cintura. Graças a Deus, nunca tive grandes problemas, trato todos bem e com respeito, como deve ser.
Meus pacientes são uns fofos… Já ganhei de tudo: bolo, torresmo quentinho, cocada, flor murcha, desenho, cartinha, hidratante, batom, etc.
Os mais curiosos foram um livro de odontologia de 1932 de um senhor idoso e uma sacola cheinha de roupas “usadas” de uma senhora que praticamente só tinha aquilo na vida. E claro… tem aquele “muito obrigada” entre outros votos tão sinceros. Quanta energia positiva. Tem como não amar?!
Esse aí em cima é meu pacientezinho fazendo a dedicatória pra mim, no livro sobre odonto de 1932 que comentei com vocês… que fofo!!
E as crianças…Eu A-M-O os meus pequenos, estou há seis anos na mesma unidade e vi alguns crescerem. Menininhas de 10 que já fizeram 16 (algumas já até engravidaram, é duro).
Sem dúvidas, a criançadinha é um caso à parte. É muito legal poder fazer com que as primeiras experiências deles no dentista não sejam traumáticas.
Eu viro criança… brinco, dou bexiga, falo que vou desenhar Ben 10, Monster High, Princesas, Peppa e afins no dente… E é muito bacana vê-los todos animadinhos quando termino o tratamento, muitas vezes tendo até tomado uma anestesia.
Posso dizer que é um privilégio poder tornar a realidade, que muitas vezes é difícil, um pouco mais lúdica.
E as amizades?! Fiz amizades para uma vida toda lá dentro, dou muuuuuuita risada.
Trabalho com pessoas sensacionais e posso dizer que “tiramos de letra”, com muito bom humor e descontração, o que seria uma rotina estressante.
Aqui tem alguns dos meus amores… Olha só:
Gente é isso, neste post eu quis contar um pouquinho sobre o meu trabalho que faço todos os dias e também mostrar meu outro lado.
Ah, e se você ainda não viu, confira o videozinho que fiz pro meu canal mostrando como ter dentes lindos e super saudáveis:
[suity_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=ZU1tZr1ffx4″]
Espero que tenham gostado amores. E não se esqueçam… escovem os dentinhos e passem fio dental!!
Beijinhos,