Não importa qual seja o produto industrializado, sempre há chance deles causarem algum mal para a sua saúde. E, com os refrigerantes, não é diferente.
Amores, o post de hoje foi enviado pelo Matheus Bertoluci. Ele abordou este tema bem interessante abordando o fato de que, embora as pessoas saibam que o refrigerante não é saudável, elas continuam consumindo-o. E eu me incluo aqui! 😛
Enfim, a partir de agora vamos explicar um pouco mais sobre os refrigerantes, do que ele é feito e também quais problemas ele pode causar ao nosso organismo.
Saiba mais sobre os refrigerantes
Primeiramente, precisamos ressaltar que estamos falando da segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água. Acredito que todo mundo saiba que tomar refrigerante faz mal para a saúde, porém isto é muito genérico e poucos têm o real conhecimento sobre quais problemas ele pode gerar.
Importante dizer também que, se consumirmos os refris em doses moderadas, não há problema. A questão principal é para quem exagera… aí sim, há um bom risco de que vários problemas possam ser causados no organismo.
Do que é feito o refrigerante?
Os refrigerantes são compostos por diversas substâncias como conservantes, acidulantes, antioxidantes, corantes, estabilizantes, umectantes, aromatizantes, entre outras.
Elas servem para manter o produto conservado durante um período longo e também para dar sabor à bebida. A união de todos esses compostos é o que pode causar graves problemas para a saúde. Por isso, o ideal é consumir o produto com cuidado.
Danos ao organismo em longo prazo
Os refrigerantes aumentam o risco de doenças graves, como a obesidade, a diabetes, a gastrite e o câncer de esôfago.
Além disso, eles também podem causar cáries e aumentar os níveis de colesterol da pessoa que consumi-los excessivamente.
Preocupações envolvendo refrigerante
Cada brasileiro consome em média 35 litros da bebida a cada ano. Além disso, há pesquisas que comprovam que os refrigerantes ganham mais consumidores conforme o tempo passa, principalmente crianças e adolescentes… esta é uma das razões que justificam o aumento dos índices de obesidade em alguns países nos últimos anos.
Além disso, com este consumo crescente, as pessoas acabam bebendo menos água, o que é péssimo para o organismo. Vale ressaltar também que cada litro de refrigerante possui, em média, 400 calorias.
Outros problemas causados pelo refrigerante
Devido à alta capacidade de seus compostos, os refrigerantes de cola também podem causar osteoporose. Outro problema que é agravado pelo consumo da bebida são as doenças cardiovasculares, impulsionadas pela obesidade e pelo aumento de glicose e gordura no sangue. Por exemplo, supondo que uma pessoa consuma o refrigerante regularmente (e exageradamente) durante 22 anos, ela terá 20% a mais de chances de ter um infarto do que uma pessoa que não consome este tipo de produto.
Há ainda alguns componentes que podem interferir no sono, o que consequentemente pode gerar insônia. Os refrigerantes de cola e guaraná também possuem alto índice de cafeína e, se consumidos em excesso, podem provocar pressão alta.
Por último, é preciso dizer que os refris são um dos fatores que fazem o envelhecimento chegar mais cedo, especialmente por atacar as funções renais e musculares.
E aí amores, o que acharam desse guest post do Matheus? As informações nutricionais que ele trouxe foram bem legais né?! Mas o melhor é que, em doses moderadas, não há problema em tomar uma boa Coca-Cola ou Guaraná! hihihi 😛
Se você também tem vontade de ter um post seu publicado aqui no meu blog, é só me mandar um e-mail para lele@ityourself.com.br.