Parece um prato exótico e que só pode ser preparado por restaurantes finos e cozinheiros renomados, mas preparar uma lagosta grelhada em casa está longe de ser complicado como parece.
Amores, a minha receita de hoje trata-se de um prato delicioso e que pode ser servido com vários tipos de acompanhamento. Estou falando cauda de lagosta grelhada!
Olha só como é fácil de fazer: 😉
Ingredientes
– Caudas de lagosta
– 4 colheres de sopa de manteiga
– 1 dente de alho
– 1 colher de sopa de suco de limão
– Sal a gosto
– Pimenta a gosto
Dica
Para acompanhar essa receita, é bom seguir de perto o exemplo encontrado no Diário do Olivier. O famoso chef francês fez esse prato usando a cabeça da lagosta como caldo, mas nós faremos diferente.
De qualquer maneira, é bom assistir o vídeo do Olivier para termos uma melhor noção de como fazer este prato ficar delicioso.
Uma curiosidade super interessante sobre a cauda de lagosta grelhada é que ela é um prato muito comum no Caribe, principalmente nas Bahamas. Enquanto no Brasil geralmente é um pouco caro para se comer lagosta nos restaurantes, por lá eles servem esse prato a um preço acessível.
Bom gente, não tem como errar, vocês verão a seguir que preparar a lagosta é bem simples. Vamos nessa!
Modo de Preparo
1. Comece descongelando-a da noite para o dia. O ideal é que isso seja feito em temperatura ambiente.
2. Ferva as caudas da lagosta em uma panela grande com água e faça isso por cerca de dois minutos.
3. Após tirar as caudas da água, é preciso cortar a lagosta ao meio com uma faca ou tesoura afiada. Essa é a parte mais complicada da receita, pois exige um cuidado especial para cortar a lagosta ao meio sem estragá-la.
4. Depois, é só untar a grelha e colocar as lagostas! Mas preste atenção para colocar o casco da lagosta virado para baixo.
5. Após grelhar bem, é só retirar a lagosta da grelha e pincelar com molho de manteiga de alho, que é simples e fácil de fazer. Colocar quatro colheres de manteiga na panela, aqueça e depois misture com um dente de alho até que se crie um molho dourado. O ideal é colocar uma colher de suco de limão, mas se não tiver como, não há problemas.
6. Depois de pincelar a parte da carne com o molho de manteiga (nessa parte, sal e pimenta são a gosto), volte com as caudas para a grelha com a parte da carne para baixo e as deixe lá por, no máximo, cinco minutos. Atenção: cuidado para não queimar! Veja as marquinhas da grelha na carne… é um sinal de que essa parte está pronta.
7. A última fase é virar a cauda. Agora com o casco para baixo, grelhe-a também por, no máximo, cinco minutos. Esse processo final deve deixar a lagosta com uma cor vermelha bem viva.
Prontinho! Após todos esses passos, as caudas estão prontas para serem servidas. #lelegordinha
Para acompanhar, algumas ótimas opções são legumes grelhados, risotto, arroz com brócolis ou mesmo um bom espaguete. Porém, é recomendável que você siga outras receitas para garantir que eles também ficarão deliciosos!
Espero que tenham gostado dessa dica amores! Ah, e antes de encerrar, não posso deixar de convidar vocês para conferirem todas as receitas que já postei. É só clicar AQUI.