Semana passada faleceu aos 101 anos a artista plástica Tomie Ohtake. Eu, como grande fã de artes plásticas e também das obras da Tomie, vou dedicar este post à ela.
A Tomie nasceu no Japão, mas veio para o Brasil aos 23 anos.
Ela se naturalizou brasileira e, somente aos 39 anos, começou a pintar.
Eu amo as obras dela!! As pinturas, as esculturas… sou suuuuper fã!
Prestei minha homenagem no Instagram @lelegianetti assim que soube do falecimento dela.
A foto acima faz parte de um look do dia que fiz voltado para a arte, onde falei um pouco sobre a história da Tomie e também sobre o cantor Johnny Cash. Para ver o post completo, clique AQUI.
Eu separei este post pra falar mais sobre as obras e o legado que a Tomie deixou. Várias obras dela alegram a cidade de São Paulo. Selecionei algumas pra vocês verem:
1- Escultura na Av. 23 de Maio
Esta escultura é de concreto armado e fica na Av. 23 de Maio, uma das mais movimentadas da cidade.
Ela foi feita em 1988 para celebrar os 80 anos da Imigração Japonesa e é um clássico absoluto!! Quem nunca ficou com vontade de escorregar nela?
2- Vitral na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP)
Na época que eu comecei a namorar meu noivo, ele estava na faculdade. Como ele estudou na FAAP, eu frequentei bastante lá.
E um dos meus lugares favoritos dentro da universidade era justamente o prédio principal que possui esse vitral maravilhoso feito pela Tomie juntamente com outros artistas em 1959 para a abertura do MAB.
Aliás, para quem gosta de arte, eu super recomendo ir conhecer o MAB.
3- Painel no Auditório do Ibirapuera
Esta obra é simplesmente demais… com certeza uma das minhas favoritas!
Impossível não notar e se apaixonar por essa escultura que fica na parede / teto do hall principal do Auditório do Ibirapuera.
A obra é tão incrível que o famoso arquiteto Oscar Niemeyer alterou o projeto original do auditório especialmente para incluí-la.
4- Escultura na Berrini
Esta escultura faz parte do projeto do prédio que fica ao fundo. O projeto foi feito pelo arquiteto Ruy Ohtake, filho da Tomie.
O que é super legal é que a escultura “conversa” com o prédio e traz harmonia para todos que olham de fora.
Essas são apenas algumas das obras públicas da Tomie… como estas, existem diversas outras espalhadas pelos metrôs e ruas da cidade.
Além de São Paulo, a Tomie também tem obras que ficam expostas em outras cidades do Brasil. Separei um vídeo muito legal que conta mais da história e das obras da artista plástica:
E além das obras espalhadas pelas ruas, aqui em SP ainda existe o Instituto Tomie Ohtake, que fica na R. Coropés, 88 – Pinheiros.
O instituto é um dos meus lugares favoritos na cidade!!
A arquitetura do local é incrível e sempre há exposições muito legais lá.
Uma das mais recentes e que foi super bem sucedida, foi a exposição do famoso artista Salvador Dalí.
E a variedade das exposições é outro ponto que merece destaque… até a moda já passou por lá em 2014 com a obra “OPA! Uma Alegre Revelação”.
Essa exposição foi super legal trazendo peças de roupa desenvolvidas pela estilista japonesa Junko Koshino com estampas feitas pelo artista Go Yayanagi.
É isso gente… espero que tenham gostado do post e que vocês curtam e apreciem as obras da Tomie tanto quanto eu.
E por fim, deixo meu muito obrigada à Tomie Ohtake por alegrar nossos dias com sua arte tão bela e leve… vai fazer muiiiita falta!
Beijinhos,