Cia Athletica “Desafio Lelê Fitness” #2: Avaliação Física

Cia Athletica “Desafio Lelê Fitness” #2: Avaliação Física

Dando continuidade ao Desafio Lelê Fitness, conforme eu falei no post de introdução, antes de montar meu treino, era preciso saber em que estágio eu me encontrava. Então, contarei como foi minha avaliação física.

desafio-lele-fitness-cia-atlhetica-avaliacao-fisica-2

A Cia Athletica tem um sistema super moderno e sofisticado utilizado nas avaliações físicas.

Lá, fazemos vários testes para saber a nossa resistência, o nosso preparo físico, nosso índice de gordura no corpo, entre outros pontos. Quem me acompanhou durante o trabalho da avaliação física foi a Fernanda, uma querida.

 

avaliacao-fisica-cia-athletica-lele-gianetti

Vou compartilhar os resultados com vocês a seguir, são algumas tabelas. Se tiver difícil pra ler (os textos podem estar um pouco pequenos), é só clicar nas imagens que elas se expandirão e facilitará a leitura.

Bom, a primeira coisa que ela fez foi bater um papo comigo pra ver quais são os meus objetivos, me conhecer melhor e saber mais sobre a minha saúde.

Olha só as minhas respostas:

ANAMNESE-DE-SAÚDE-cia-athletica-lele-gianetti

Bom, os próximos passos foram checar o meu Índice de Massa Corporal (IMC), a relação entre o peso e altura de uma pessoa, e fazer o Exame de Índice de Relação Cintura / Quadril (RCQ), para medir a gordura abdominal.

O resultado do meu IMC foi de 24,3 e o do RCQ de 0,8. Ambos dentro do índice normal.

Gente, eu não vou postar foto da Fernanda medindo meu abdômen por que estou com muita vergonha! Como eu falei no primeiro post, estava me sentindo meio desconfortável em mostrar a barriga, então promeeeeto que quando os resultados estiverem melhores, farei uma foto com o “antes e depois” onde mostrarei a barriga pra vocês! Soooorry! Hihihi

desafio-lele-fitness-cia-atlhetica-avaliacao-fisica-8

Seguindo com a avaliação, o procedimento seguinte foi tirar as minhas medidas através do Exame de Perimetria.

Aqui, a Fernanda mediu várias partes do meu corpo para fazermos um comparativo no futuro e ver minha evolução.

exame-de-oerimetria-cia-athletica-lele-gianetti

O próximo passo era talvez o mais importante para eu ter noção real do quanto eu precisava evoluir, o Exame de Composição Corporal, onde temos uma noção exata do nosso peso ideal, quantidade de massa magra e % de gordura no corpo.

Como eu já disse, prometo que no futuro posto uma foto minha só de top no dia da avaliação (fazendo um comparativo com os resultados que virão), mas agora, neste momento específico, fico tímida.

Estes foram os meus resultados:

exame-de-composição-corporal-cia-athletica-lele-gianetti

Pra vocês terem uma ideia mais precisa, vejam a foto abaixo com imagens de barrigas de acordo com % de gordura do corpo.

O meu resultado ficou em 27,67%, o que significa um leve sobrepeso. 

desafio-lele-fitness-cia-atlhetica-avaliacao-fisica-1

Depois dessa etapa crítica, veio um teste mais tranquilo. O próximo passo foi o Exame de Banco de Wells.

Este teste verifica o nível de flexibilidade da cadeia cinética posterior, composta pelos músculos eretores da coluna, quadrado lombar, glúteos e posteriores da coxa, responsáveis por uma boa postura.

desafio-lele-fitness-cia-atlhetica-avaliacao-fisica-3

A falta de flexibilidade ou o encurtamento destes músculos pode levar à má postura durante as atividades funcionais diárias, stress mecânico nos tecidos contráteis e não contráteis, microtraumas repetitivos, biomecânica anormal e lesões.

Entre todos os problemas lombares, 80% são de origem muscular, e os pacientes que sofrem de lombalgia crônica freqüentemente apresentam baixa flexibilidade da cadeia posterior.

desafio-lele-fitness-cia-atlhetica-avaliacao-fisica-7

Neste teste, meu resultado foi bom! Ufaaa! 

E por último fiz o Teste de Aptidão Aeróbia, aquele feito na esteira. O teste de consumo de oxigênio (VO2) é uma medida objetiva da capacidade do organismo captar, transportar e utilizar o oxigênio para a produção de energia.

desafio-lele-fitness-cia-atlhetica-avaliacao-fisica-5

Pra fazer esse exame, a Fernanda colocou vários eletrodos no meu corpo pra fazer um eletrocardiograma de repouso.

desafio-lele-fitness-cia-atlhetica-avaliacao-fisica-6

Eu fiquei deitada e bem relaxada enquanto ela estava monitorando os resultados num computador.

Basicamente, o eletrocardiograma serve apenas para medir a frequência cardíaca antes do exercício na esteira.

desafio-lele-fitness-cia-atlhetica-avaliacao-fisica-4

E quando vamos pra esteira em si, eles verificam como estão o metabolismo energético e o nível de aptidão física da pessoa. A velocidade é gradativa e a intensidade aumenta durante o exercício.

A Fernanda ficou o tempo todo do meu lado monitorando a minha pressão e meus batimentos cardíacos.

teste-aptidão-aerobia-cia-athletica-lele-gianetti

Preciso evoluir aqui também!! 

E a última etapa foi fazer o Exame Postural para identificar algum eventual desvio da minha postura. Correu tudo bem e não há nenhuma observação sobre este ponto.

exame-postural-cia-athletica-lele-gianetti

A avaliação física foi super completa e me ajudou muito a entender o estágio em que realmente estou. Ainda por cima, várias análises recomendam exercícios ou atividades específicas para atingir os objetivos traçados.

projeto-lele-fitness-cia-athletica-avaliação-física

É com base nestes resultados que o Viny montou meu treino, que em breve eu dividirei com vocês. Agora, aguardem o próximo post onde mostrarei o plano nutricional que a Karol elaborou pra mim.

 

Beijinhos,

Comentários

comentários