Ainda há quem relacione alimentação saudável e balanceada com “passar fome” e aos limites relacionados à ingestão de certos alimentos. Porém, nada está mais distante da realidade.
Através da reeducação alimentar, é possível aprender o valor nutricional dos principais grupos de alimentos, assim como combiná-los e aproveitá-los de acordo com o seu objetivo.
Vale ressaltar que este tipo de assunto sempre deve ser discutido com um profissional da área, afinal de contas, cada corpo funciona de uma forma e cada caso tem suas próprias variáveis.
Neste post, vamos desmistificar a ideia das proibições quando o assunto é alimentação. Como tudo na vida, uma dieta saudável envolve controle – sem neuras – e informação. Nada é proibido, nem mesmo o carboidrato, que diversas vezes é considerado como um vilão.
Ah, e também falarei sobre os ataques de fome que temos de vez em quando. Sim, eles vão acontecer e, portanto, você deve saber lidar com a situação de maneira adequada.
O que podemos comer sem culpa?
A base de uma boa dieta e o que vai fazer você seguir este caminho são as substituições inteligentes. Não há vilões, só escolhas erradas.
O carboidrato, por exemplo, amarga seus dias de vilão, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. A energia vinda desses alimentos é o que vai garantir que você aguente o tranco do dia a dia, além de, inclusive, influenciar o seu humor.
Para garantir a sua dose diária de força, coma, sem restrições, alimentos como batata doce (o melhor carboidrato para quem quer perder peso), abóbora, aveia, banana, quinoa, bulgur e até pipoca.
Mas não para por aí… além desses alimentos, também há outros que são indicados sem restrições, como saladas e frutas. Só fique de olho nos molhos por que, às vezes, eles escondem as calorias e um alto teor de gorduras.
Mas o que fazer quando aquele ataque de fome bater?
Acontece com todos e, com certeza, deve acontecer com você também. Do nada, uma fome louca e um desejo incontrolável de comer irão te atacar. Agora, o que devemos fazer nessa hora? Deixar se levar para se culpar depois ou respirar e encontrar uma maneira inteligente de driblar esse desejo?
Bom, é importante ressaltar que, em alguns dias, é perfeitamente normal que você ceda e se renda àquela pizza de catupiry deliciosa… e não há problema nenhum isso, pois todos podemos todos nos permitir uma escapada mais calórica de vez em quando.
Mas nos outros dias, você será mais esperta e conseguirá trocar o chocolate ao leite por um 90% cacau e, ao invés de pedir um delivery de hambúrguer, optará pela entrega de comida japonesa, considerada uma das mais saudáveis que temos por aí.
Bom amores, basicamente é isso. Equilíbrio e informação são as suas grandes armas na hora de perder peso sem se matar.
Beijinhos,