Eurotrip 2016: Day #8 [Roma]

Retomando o diário da minha Eurotrip 2016, chegamos ao 8º dia de viagem, o último em que pude curtir Roma ao máximo.

Logo que acordamos, conversamos com o Giordano, o dono do nosso hotel, o Eats and Sheets Vaticano. Ele nos deu algumas dicas sobre passeios gastrônomicos e restaurantes, nos passando uma lista de locais bem tradicionais frequentados pelos moradores da cidade.

Aliás, como ele é simpático, gente! Tão amável que até tiramos uma fotinho com ele ali no jardim do hotel mesmo.

Saindo do hotel, paramos rapidinho para tomar café da manhã na padaria da esquina (que estava incluso no nosso pacote, para 2 pessoas), a Bar Momento In.

Depois de comer, assim como no 6º dia de viagem, fomos até a lindíssima Fontana di Trevi, dessa vez para ver o local com a luz do dia.

Não preciso nem dizer que as fotos ficaram lindas, né?!

A próxima parada foi o Pantheon, um dos monumentos mais clássicos e históricos da cidade. Além de admirar a beleza da construção, também entramos nele para conhecer o lugar mais a fundo.

Continuando o passeio do #day8, fomos conhecer outro ponto super famoso de Roma, a Piazza Navona, que é uma das praças mais visitadas na capital italiana. Localizada no rione Parione, ela possui uma forma que assemelha-se à dos velhos estádios da Roma Antiga.

Na hora de almoçar, seguimos o conselho do Giordano e paramos para comer na L’Osteria de Memmo i Santori que está localizada ali nos arredores da Piazza Navona.

Na verdade, o lugar fica no meio do nada, em meio a várias ruazinhas bem estreitas e escondidas… nunca iriámos achar sem dicas de alguém que conhece muito bem a cidade.

O cardápio foi a Varietà antipasti della casa de entrada, e o Spaghetti vongole veraci e Spaghetti alla Carbonara como pratos principais.

Ao contrário do que tinha acontecido nos outros dias, estava tudo muito bom! O mais curioso é que apesar de serem conhecidas por aqui, as receitas do restaurante são bem diferentes das que são servidas no Brasil. O Carbonara, por exemplo, estava mara e leva pedaços de porco bem crocantes, diferente da panceta ou do bacon que é utilizado no nosso país.

Após o almoço, fomos até a Piazza di Spagna, outro lugar lindo para se conhecer em Roma!

Lá, rodamos bastante e entramos em algumas lojas. Uma pena que a escada da igreja estava em obras.

Continuando com a caminhada, subimos até a Villa Borghese, um palácio no monte Pinciano de Roma, situado no interior do segundo maior parque da capital italiana, os Jardins da Villa Borghese.

Andamos muito e tiramos váaaaarias fotos lá. A vista é linda de morrer, o parque é muito gostoso, a praça do relógio d’água é incrível e todo o ambiente lá é mágico. Acho que deu pra perceber que eu me apaixonei por esse lugar né?!

De quebra, ainda vimos o pôr do sol… que final de tarde relaxante e delicioso!

Com um local tão especial como este, nada melhor do que tomar um bom sorvete para curtir ainda mais o momento. Então, sentamos na La Casina Dell’Orologio, uma gelateria super fofa que fica no meio do parque.

Pedimos sorvetes de pistache e chocolate (que veio com vários pedaços deliciosos de chocolate) e eu amei.

Continuamos nosso passeio do dia e descemos até a Piazza del Popolo (dessa vez durante o dia) e andamos até o Filetti di Baccala, outra dica gastronomica do Giordano.

O local só abre depois das 17h e é uma espécie de bar. O carro chefe é pedir o bacalhau e colocar azeite. É um petisco muito gostoso e super tradicional!

Depois de comer, continuamos andando pelo bairro e aproveitamos para ver mais um pouco da história do local. Passamos por diversas igrejas, fontes e monumentos, terminando com a próxima parada no bairro de Trastevere, um dos mais charmosos da cidade.

Lá, fomos conhecer a pizzaria Dar Poeta, mais uma sugestão do Giordano. Colocamos isto como uma questão de honra, pois estávamos um pouco decepciomados com as pizzas que tínhamos comido até então.

Neste restaurante, a pizza tem uma massa média (algo entre a romana, mais fina, e a napolitana, que é mais grossa).

A pizza lá é bem “raiz” e vem sem estar cortada, não  tem um formato redondinho clássico e é individual. O sabor realmente era bem melhor do que as outras que tínhamos provado, mas não superou as melhores que temos aqui em São Paulo. 😛

Depois de mais essa gordice, saímos do restaurante para dar sequencia ao nosso passeio. Aproveitamos para comprar souvenirs e caminhamos pela Via del Corso até chegarmos no local em que iríamos jantar.

O restaurante escolhido para nossa última refeição em Roma foi a Spaghetteria L’Archetto, mais uma dica do Giordano.

Amores, a comida estava muuuuuito boa! No dia, eles estavam com problemas para passar cartão e nosso cash estava limitado, o que acabou fazendo com que a gente não pedisse tudo o que queríamos.

Eu optei pelo Fumo di Londra, um spaghetti delicioso, e o Victor pediu o Archetto, que foi o melhor prato que comemos em Roma.

E assim terminou nosso último dia na capital da Itália. Espero que vocês tenham gostado do post e, para conferir tudo sobre a minha Eurotrip 2016, é só clicar AQUI.